Áudios

quinta-feira, 5 de março de 2015

Reincidência de presos que não trabalham passa dos 70%

SISTEMA
Encontro com delegados penitenciários debateu temas como inclusão social, educação e trabalho

Delegados penitenciários regionais do RS participaram de uma reunião mensal esta semana no Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), onde foram debatidos temas como a inclusão social do preso, com foco na educação, trabalho, assistência de saúde e religiosa.
A reunião contou com a participação do secretário Wantuir Jacini, que apresentou as diretrizes estabelecidas para o sistema penitenciário e avaliou junto ao grupo a atual situação das casa prisionais gaúchas. Segundo Jacini, o RS apresenta iniciativas bem sucedidas em todos os temas abordados, no entanto é necessário que elas se tornem uma realidade para todo o sistema. "Temos que estabelecer o diálogo com o setor produtivo, no sentido de promover a mão de obra prisional como alternativa viável e barata", salientou o secretário, ao lembrar que os índices de reincidência criminal em presos que trabalham são em torno de 2%. Os presos que não exercem nenhum tipo de atividade laboral apresentam índices superiores a 70%.
Os delegados apresentaram os aspectos culturais e peculiares de suas regiões. O enfrentamento dos desafios nos estabelecimentos prisionais como falta de vagas, superlotação e pessoal também foram relatadas ao secretário.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) possui 10 Delegacias Penitenciárias Regionais, distribuídas nas regiões Vale dos Sinos e Litoral (sede em Canoas), Central (sede em Santa Maria), Missões e Noroeste (sede em Santo Ângelo), Alto Uruguai (sede em Passo Fundo), Sul (sede em Pelotas), Campanha (sede em Sant'Ana do Livramento), Serra (sede em Caxias do Sul), Vale do Rio Pardo (sede em Santa Cruz do Sul), Carbonífera (sede em Charqueadas) e Metropolitana (sede em Porto Alegre).

Fonte: Ascom/Susepe

Nenhum comentário: