Áudios

sábado, 23 de maio de 2015

Idoso recusa bafômetro e é detido na Balada Segura


FISCALIZAÇÃO
Condutor de Rosário do Sul provocou tumulto por mais de 30 min ao se recusar a sair do veículo

Um idoso de 72 anos de idade provocou um verdadeiro tumulto durante a fiscalização da operação Balada Segura, realizada em Sant'Ana do Livramento na noite de sexta-feira (22), na rua Hugolino Andrade, quase esquina com a Manduca Rodrigues.
Os guardas municipais de trânsito realizavam o trabalho de abordagem dos condutores quando por volta das 22h30, um casal foi abordado. Oriundos de Rosário do Sul, o casal estava a passeio na cidade em uma camioneta Toyota Hilux.
Ao ser convidado a soprar o etilômetro (bafômetro), veio a recusa do condutor, oportunidade em que o mesmo foi comunicado pelo agente de trânsito que deveria então entregar sua CNH-Carteira Nacional de Habilitação e o veículo para um condutor habilitado. Mas, novamente o condutor se recusou a obedecer a ordem e tampouco sair do veículo.
Diante da situação foi solicitado apoio a ROTAM da Brigada Militar, que por cerca de meia-hora tentou de várias formas convencer o idoso a sair do veículo, para que o procedimento administrativo fosse realizado e para que a fiscalização da Balada Segura continuasse. Neste meio tempo até um funcionário do hotel em que o infrator estava hospedado tentou levar o veículo em segurança para o hotel, localizado a menos de 50 metros da abordagem, mas tudo em vão.
Para piorar a situação, o condutor começou a desacatar as autoridades policiais e de trânsito e, tentou sair do local a força, ligando inclusive o veículo. Neste momento a ROTAM reagiu e deteve o condutor, que foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde foi indiciado pelos crimes de desacato, resistência e desobediência. Logo após ser qualificado foi liberado. Na ação um dos policiais resultou lesionado. "O cidadão estava muito alterado e dizia que a multa poderia ser de 1 milhão que ele pagaria. Causou todo um transtorno pra ele, para nós e para os agentes, sem necessidade nenhuma", contou um dos policiais.

Sanções
Segundo informações do inspetor de trânsito, Fernando Reppetto, o infrator teve seu veículo recolhido, somente porque se negou a entregar o mesmo para um condutor habilitado. "Este senhor foi notificado e teve sua CNH recolhida administrativamente por 24 horas. Além disso, ele aguardará processo do Detran/RS, no qual prevê a suspensão da CNH por período de um ano, além de ter que realizar uma reciclagem. O cidadão também deverá arcar com a multa prevista pelo código de R$ 1.900,00", explicou Reppetto.

Nenhum comentário: