Áudios

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Lago Batuva é interditado para banho

BALNEABILIDADE
Local está com altos níveis de coliformes fecais, segundo estudo realizado 

O Departamento de Meio Ambiente (Dema) interditou o Lago Batuva, em Sant'Ana do Livramento, nesta segunda-feira (09), com base em orientação do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama.
De acordo com o Executivo, a decisão foi tomada tendo em vista o estudo da balneabilidade da água que concluiu que o Lago está impróprio para banho devido aos valores elevados de coliformes fecais que não oferecem qualidade sanitária e higiênica para a água.
Os técnicos do Departamento Municipal de Meio Ambiente (Dema) expuseram, hoje, ao Prefeito os relatórios preliminares da análise da água e ressaltaram que a Conama 274/2000 descreve no seu artigo 2º, quanto à categoria de balneabilidade (própria ou imprópria), sendo que a mesma impõe, no seu artigo 3º a interdição e a sinalização por qualquer dos motivos mencionados no artigo 2º desta resolução. 
“Após recebermos os relatórios preliminares dos ensaios já feitos e que apontam a inadequação para banho no Batuva, tomamos esta medida preventiva visando única e exclusivamente à saúde pública. Nestas horas, devemos pensar na saúde das pessoas”, enfatizou Fernando da Maia, Diretor do Dema.
Fernando destacou também que um novo ensaio laboratorial já foi colhido hoje e será analisado para fins de monitoramento continuado da qualidade da água do Lago Batuva.

Foto: Jota Cavalheiro/Ascom

Um comentário:

JI ALVES disse...

E Será que vai ter alguém para fiscalizar, infelizmente tem pessoas que não respeitam e podem ter problemas de saúde.