Áudios

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Livramento é uma das cidades com maior índice de abigeato do RS

FURTO
Secretaria de Segurança diz que nos primeiros seis meses deste ano foram quase 4 mil casos no RS

Uma reportagem exibida no "Bom dia Brasil"-Rede Globo, nesta terça-feira (03), colocou em destaque novamente um dos crimes que mais assola a economia de criadores do RS, o furto/abigeato.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado-SSP/RS, o furto de animais no campo já deu prejuízo de mais de R$ 1 bilhão.
Em 2014, os dados apontam para mais 7,3 mil furtos de animais no Rio Grande do Sul, mas este ano o balanço já aponta nos primeiros seis meses quase 4 mil casos. 
Os dados da secretaria de Segurança Pública mostram que as cidades com mais registros são Sant'Ana do Livramento e Bagé. As duas têm fazendas com grandes extensões de terra e ficam bem próximas da fronteira com o Uruguai. O que facilita a ação dos bandidos, segundo destaca a reportagem.
“Existe muito comércio informal, açougues clandestinos. Bem como pessoas com estabelecimentos legalizados, que não merecem fazer parte desta classe dos comerciantes, que também querendo ter um ganho indevido fazem a receptação desses produtos da mesma forma e misturam com os produtos legalizados”, comenta o tenente-coronel Rogério Martins Xavier, coordenador do Comitê de Prevenção ao Abigeato.
Os animais furtados abastecem açougues e mercados que vendem o produto sem nenhuma inspeção, o que é um perigo para a saúde dos consumidores.

Foto: Arquivo pessoal Luis Pereira

Nenhum comentário: