Áudios

domingo, 31 de julho de 2016

Fiscalização encontra agrotóxicos em propriedade credenciada como orgânica

SAÚDE PÚBLICA
O produtor de hortaliças é credenciado no Ministério da Agricultura e teve produtos apreendidos

A colunista Joana Colussi-ZH, divulgou recentemente que em uma propriedade credenciada como orgânica em Sant'Ana do Livramento, fiscais estaduais agropecuários encontraram agrotóxicos legais e também contrabandeados – de origem chinesa e uruguaia. O produtor de hortaliças é credenciado no Ministério da Agricultura como agroecológico vinculado a organismo de controle social – modalidade de regulação participativa na produção de orgânicos.
Os produtos químicos foram apreendidos durante fiscalização do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica da Secretaria da Agricultura, que vistoria propriedades vizinhas aos sistemas de produção orgânicos a fim de evitar que o uso de agrotóxicos se dissemine. "Se for comprovada, a fraude é tão grave quanto a do leite, ou até pior, pois a venda de orgânicos é estabelecida numa relação de confiança entre o produtor e o consumidor", avalia Rafael Friedrich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários do Estado.
Até o fim do ano, a meta é fiscalizar 150 propriedades no entorno de produção de orgânicos, em diversas regiões do Estado. "Não queremos condenar a cadeia de orgânicos, muito pelo contrário. A ideia é dar segurança aos consumidores e valorizar os produtores que obedecem as normas", explica Lima.

Nenhum comentário: