Áudios

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Cooperforte constrói fábrica de rações de R$ 1,1 milhão

COOPERATIVA
Com investimento em Livramento, projeto ajudará produtores da região Fronteira-Oeste

A Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira-Oeste Ltda (Cooperforte), de Sant'Ana do Livramento (RS), está prestes a começar a operar uma nova fábrica de rações, que vai atender à região da Fronteira-Oeste gaúcha. A estimativa é de processar inicialmente 4 mil sacas por mês e oferecer o produto ensacado e a granel. A produção atenderá principalmente os associados da Coperforte, já que atualmente a ração é comprada fora da região, localizada a cerca de 500 quilômetros de Porto Alegre, na fronteira com o Uruguai.
A proposta da direção da cooperativa é de produzir a ração com itens orgânicos. “São os farelos derivados da soja, trigo, milho e do arroz, com fibras da cevada, aveia e sorgo, além de compostos minerais que irão compor o produto”, enfatiza Marcos Antonio dos Santos, técnico agrícola da Coperforte.
O investimento total na obra é de R$ 1,1 milhão, e a inauguração está programada para março de 2016. A cooperativa ingressou com 20% dos recursos. O restante é do Fundo de Terras do Estado do RS (Funterra) e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), explica a tesoureira da Coperforte, Rosi de Lima Costa. A fábrica de rações funcionará em uma área de 2 hectares cedida pela prefeitura.
Sergio Masetti Araújo, responsável pela área de rações e insumos, afirma que a fábrica cria a possibilidade de viabilizar toda a cadeia produtiva. “É um mercado promissor por causa da produção de leite e de alimentos de nossos cooperados”, destaca ele.
A nova fábrica de rações integra um complexo de unidades que a Cooperforte está instalando na área. Já está funcionando um escritório, sala de reuniões e garagem para a frota de 18 caminhões que recolhe leite dos produtores assentados e de pequenos agricultores familiares da região.

Fonte: Portal Brasil/Incra

Nenhum comentário: