Áudios

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CSI: Rio Grande do Sul

IGP
Instituto-Geral de Perícias automatiza análises de DNA

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) passa a contar com mais uma poderosa ferramenta para a elucidação de crimes no Rio Grande do Sul. A implantação da automação no processamento de vestígios biológicos nos exames de DNA, da Divisão de Genética Forense, do Departamento de Perícias Laboratoriais (DPL), ocorre nesta quinta-feira (21), às 10h, no Departamento de Identificação, Av. Azenha, 255, em Porto Alegre.
A nova plataforma de processamento teve um investimento em torno de R$ 250 mil do Governo do Estado.
A ferramenta possibilita à Divisão de Genética Forense do DPL a ampliação da capacidade de comparar diversos perfis genéticos de cenas de crime e estabelecer autorias em comum, principalmente nos casos em que o agressor apresenta comportamento reincidente.
A implantação da automação nas análises de DNA permitirá à Divisão de Genética Forense do DPL/IGP o processamento de aproximadamente 3 mil vestígios biológicos relativos a crimes sem suposta autoria. Esses vestígios processados através da nova ferramenta poderão fornecer dados sobre a autoria através de sua caracterização genética e inserção dos perfis no sistema.
Desde 2000, o exame de DNA é utilizado como uma ferramenta poderosa para a elucidação de crimes no Rio Grande do Sul. Segundo os técnicos do Setor de Genética Forense, o processo teve uma evolução nos últimos meses, a partir da definição da Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG), e o início das inserções dos perfis genéticos de vestígios de local de crime no sistema Codis/RS. A metodologia colocou o Estado num novo patamar de investigação criminal científica.
A implantação da automação repercutirá não apenas no aumento do número de perícias de DNA realizadas, mas também na agilidade e qualidade da resposta gerada por este órgão pericial no combate à impunidade. 

Nenhum comentário: