Áudios

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Temporal atinge centenas de famílias em Livramento

ENXURRADA
Prefeito segue para Porto Alegre em busca de ajuda humanitária para Livramento

O observatória de meteorologia de Rivera (Uruguai), até o início da tarde desta terça-feira (22). contabilizava quase 150 mm de chuva na região de Fronteira, porém moradores de algumas regiões de Livramento apontavam volumes de água superiores a essa medição.
Os resultados desta enxurrada em pouco mais de 12 horas são dezenas de famílias atingidas por cheias de córregos e arroios em todos os pontos da cidade, sendo alguns pontos mais atingidos, como Carajá, Praça Artigas, Carolina, Registro, São Paulo e ao longo da avenida João Goulat.
Conforme dados da Prefeitura Municipal, até o início da tarde 30 famílias estavam desabrigadas, mas centenas com problemas diversos, como alagamentos e queda de barreiras.
Prefeito
O prefeito santanense, Glauber Lima está em deslocamento, neste momento, à Porto Alegre em busca de ajuda humanitária para as famílias atingidas pela enxurrada. Glauber estará reunido com a Coordenação Estadual da Defesa Civil. “Vemos com muita preocupação mais uma enxurrada que assolou vários bairros da cidade e, por isso, demandaremos ao Governo do Estado ajuda emergencial principalmente com a doação de kits dormitório, colchões e alimentos às famílias atingidas”, afirmou o prefeito.

Rodovia
A Polícia Rodoviária Federal alerta aos condutores que existem registros de queda de barreira na 293 – próximo ao Aeroclube, sentido Livramento/Quaraí. Na região de Palomas, BR 158, onde também houve deslizamento e o trânsito está em meia pista.
Defesa Civil 
Defesa Civil montou um QG na Prefeitura para centralizar atendimento às famílias atingidas por alagamentos na cidade. Todas as secretarias municipais, além do Departamento de Água e Esgotos (DAE) estão mobilizadas.
O secretário municipal da Administração, Fabricio Peres disse que as famílias atingidas pela enchente no Bairro Armour ficarão alojadas no ginásio da EE Cyrino Luiz de Azevedo, enquanto que os desabrigados da Vila Santa Clara ficarão na EE Maurício Cardoso. Há demanda por cobertores, colchões e roupas para crianças. As doações podem ser encaminhadas diretamente no QG central da Prefeitura de Livramento. Telefone de contato: 3968-1026 ou 6655-7671.
AES Sul
AES Sul divulga nota prevendo chuva e vento forte na Fronteira para dia 24, véspera de Natal.
No interior do município várias estradas vicinais ficaram cortadas e algumas comunidades estão sem energia elétrica.
Ocorrências
Parte do muro do antigo Hospital Militar, localizado no acesso à Rua Ângelo Mello, desabou. O estrondo foi ouvido por moradores. Não há registro de feridos.
Moradores que ocupam uma área irregular nos fundos da Escola Municipal Infantil Favo de Mel tiveram suas casas invadidas pela água. Moradores abandonaram o local e buscaram abrigo na casa de vizinhos.
Trânsito na avenida Saldanha da Gama, Praça Artigas, foi interrompido até que o nível do arroio Maragato volte ao normal..
Informações de moradores dão conta de que a ponte do Tajamar teria caído no início da tarde.

Nenhum comentário: