Áudios

sábado, 15 de outubro de 2016

Golfista santanense conquista mundial de golfe juvenil

ESPORTE
Herik Machado saiu de iniciante em projeto social em Livramento à campeão do mundial na Inglaterra

O santanense Herik Machado, 19 anos, conquistou na quinta-feira (13), o título de campeão da categoria de até 21 anos do Faldo Series Grand Final, a final mundial do circuito mundial de golfe juvenil criado pelo britânico Nick Faldo, campeão de seis torneios de Grand Slam. O título foi disputando com outros 59 atletas, representando vários países.
Herik totalizou 210 tacadas (parciais de 69/70/71) para comemorar o título com uma tacada de vantagem em relação ao vice-campeão, o inglês Adam Chapman. Herik foi também vice-campeão da categoria geral, empatado com o americano Frankie Capan e com o inglês Harry Goddard.
O evento aconteceu no Stoke By Nayland Hotel, Golf & Spa, em Colchester, na Inglaterra, e valeu para o ranking mundial amador (WAGR, na sigla em inglês). O santanense está classificado para a final mundial.
História
O jovem é o número 1 no ranking brasileiro de golfe adulto amador do Brasil e melhor golfista nacional no ranking mundial amador, o WAGR.
Órfão de pai desde os seis anos, o sexto de sete filhos e morador de uma área pobre de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, o garoto de fala mansa encontrou-se com o golfe por acaso. Como morava próximo do clube, acabava imitando as tacadas dos jogadores usando um cabo de vassoura nos buracos improvisados no campinho de futebol próximo de casa. 
Até que, aos nove anos, Herik virou caddie-carregava bolsas com os tacos dos golfistas e ganhava R$ 20 por rodada de 18 buracos. Um ano depois, já acostumado com "o outro lado da cerca", o garoto pediu para participar do projeto social Novos Talentos, que selecionaria crianças pobres para aprender golfe.
Atualmente, Herik acumula mais de 30 títulos regionais, estaduais, nacionais e, agora, tem um mundial. Ele mora em Porto Alegre e faz parte do projeto Alta Performance do Belém Novo Golf Club.
Fontes: Confederação Brasileira de Golfe e Diário Gaúcho 
Fotos: Rede social

Nenhum comentário: